Festa da Juventude em Estremoz

Durante o mês de julho e agosto, na maioria das localidades do distrito de Évora e não só, realizam-se as chamadas festas/semana da juventude, à exceção de Estremoz. Estas festas têm como objetivo promover o convívio entre os jovens da região. Nestas são realizadas várias atividades entre as quais são trazidos às localidades vários artistas da atualidade. Porque é que esta festa não acontece em Estremoz?

Esta é uma das muitas perguntas relacionadas com este tema que todos temos. Mas comecemos pelo inicio. Como é possível os adolescentes darem a sua opinião sobre este e outros temas se não têm o direito de a dar a nível local? Isto é, na maioria dos concelhos e localidades os jovens têm uma participação ativa nas decisões e atividades levadas a cabo, até existindo a «Carta Europeia Revista da participação dos jovens na vida local e regional» onde são referidos os direitos da participação dos jovens numa sociedade. Os jovens têm algo a dizer e ideias para dar, que podem por vezes ser aproveitadas e trazerem bastantes benefícios para a localidade.

Agora sim falemos sobre a semana da juventude que em tempos existiu em Estremoz, denominada de Juvemoz, sendo que a última foi em 2011, quando o atual Presidente da Camara tomou posse e a decidiu abolir. Na minha opinião temos todas as condições necessárias para a podermos voltar a ter de modo a trazermos jovens para a cidade e a dinamizarmos mais atividades nesta localidade. A JS já discutiu esta ideia na Assembleia Municipal não tendo, também, levado a nada. Segundo o Presidente da Camara esta festa encontra-se junto com a FIAPE pois é nessa altura que as pessoas de fora vêm para a cidade. O que pessoalmente discordo, no verão é quando as pessoas vêm e têm disponibilidade de vir de fora para visitar a família e os seus amigos e esta seria mais uma maneira de os fazer vir e de fazer com que as pessoas de localidades vizinhas visitassem a cidade.
Os jovens são o futuro! Temos que os ouvir!

Sofia Rôlo